Definição

#VEMPRAFABRICA!

“O termo “Turismo Industrial” refere-se ao ato dos empreendedores abrirem as suas instalações para grupos de pessoas interessadas em conhecer a estrutura das unidades produtivas, a forma de produção e a tecnologia empregada. As visitas são sistematizadas através de um roteiro específico, com dias e horários agendados.”
Fonte: www.turismoindustrial.cm-mgrande.pt

“Uma fábrica é um edifício industrial onde trabalhadores manufaturam bens ou supervisionam o funcionamento de máquinas que processam um produto, transformando-o em outro.”

Fonte: Wikipedia

Turismo(s)

Você sabia que existem várias formas de fazer turismo? Turismo de aventura, turismo ecológico ou ecoturismo, turismo científico ou de estudos e intercâmbio, turismo rural, turismo cultural, turismo religioso, turismo gastronômico e turismo de compras ou de consumo são os mais conhecidos.

Existe também uma nova tendência o “turismo industrial”, também chamado de “turismo de descoberta econômica”.

Devido à sua extensão territorial e a sua tradição industrial, o Brasil possui um potencial turístico bastante diversificado nesta nova modalidade.

O turismo industrial é uma forma de turismo que consiste em visitar sites relacionados à atividade econômica. Esta modalidade oferece visitas monitoradas a empresas para conhecimento de como funcionam os setores, a produção, fases de processos e, também, a história da corporação naquela cidade e a relevância da atividade na região. Entre visitas empresariais e visitas a oficinas de produção, ainda em atividade ou não, exploração de laboratórios, descoberta de locais industriais, oficinas de artesanato, fazendas, etc… o turismo de descoberta econômica apresenta uma grande variedade de visitas possíveis:

A visita corporativa

Estas visitas permitem descobrir a história de uma empresa, suas raízes, seus valores, seus compromissos, entender sua implantação local, visitar suas oficinas e cadeias de produção, descobrir suas técnicas, seus métodos e, finalmente, trocar com seus colaboradores.

A visita corporativa

Estas visitas permitem descobrir a história de uma empresa, suas raízes, seus valores, seus compromissos, entender sua implantação local, visitar suas oficinas e cadeias de produção, descobrir suas técnicas, seus métodos e, finalmente, trocar com seus colaboradores.

A visita de sites e fábricas industriais

Estas visitas permitem descobrir a história de uma empresa, suas raízes, seus valores, seus compromissos, entender sua implantação local, visitar suas oficinas e cadeias de produção, descobrir suas técnicas, seus métodos e, finalmente, trocar com seus colaboradores.

Os museus técnicos e científicos

Estes locais expõem as técnicas de produção e os avanços científicos, tendo geralmente uma interessante dimensão histórica e social para descobrir. Geralmente, há belas coleções de ferramentas e máquinas antigas.
Como você entendeu, o turismo de descoberta econômica é a economia do passado e do presente.
Ancorar o turismo industrial e visitas corporativas nos nossos hábitos é dar as chaves para entender o mundo de ontem, hoje e amanhã!

O Turismo industrial é chato?!

Não, o turismo industrial não é chato! Longe disso! A maioria dos visitantes ficam satisfeitos ou completamente satisfeitos após uma visita. Mas, então, como o turismo para a descoberta econômica é atraente, cativante, emocionante?

O turismo Industrial permite entender melhor esse mundo à nossa volta: Como esse ou aquele objeto é fabricado? Como você coloca os produtos em suas embalagens? O que dá cor a esse alimento? Em que período do ano colhemos tal produto? De onde vêm as matérias-primas? Onde podemos ver ferramentas e máquinas antigas? E assim por diante.

O turismo industrial pode responder a todas as suas perguntas. Essa forma de turismo também nos permite aprender sobre o que consumimos.

As visitas de fabricas, locais de património industrial e museu técnica e científica oferecem a oportunidade de descobrir as regiões de forma diferente. Esta forma de turismo, em oposição ao turismo de massa é uma forma de turismo autêntico que faz você viajar através da descoberta do know-how brasileiro.

Acredite, é uma experiência turística que vale a pena ver.

Turismo industrial no Brasil

O Brasil é um país industrial com tradição nos setores mais variados: Pequenos artesãos ou grandes indústrias,
O “turismo industrial” não é uma experiência nova no país. Ele já é realizado – com sucesso – em indústrias de produção de cachaça, de vinho, de utensílios domésticos e fábricas de chocolate, de norte a sul do país.
Nos últimos anos, a região de São Bernardo do Campos, região do ABC tradicionalmente industrial do estado de São Paulo, atrai turistas interessados em acompanhar a linha de montagem de automóveis e entender a importância econômica, histórica e cultural de uma das indústrias mais importantes do país: a automobilística.
Como afirma o ministro do Turismo, Henrique Alves: “O modo de produção desperta a curiosidade do visitante – e não é só isso – a cidade ganha mais um atrativo turístico, a empresa melhora sua imagem e o turista incorpora uma nova atividade ao seu circuito”.
Foi estimado que mais de 2.000 empresas abrem suas portas ao público todos os anos no Brasil! E por uma vez, todas as regiões e estados brasileiros são colocadas em destaque! Além disso, você já ouviu falar sobre os muitos eventos que ocorrem todos os anos no Brasil em torno do assunto: Programas de Portas Abertas, Semana da indústria, Dia do Café, Dia do Chocolate, Dia da Cerveja, ou seja, existem várias oportunidades de conhecer as fabricas brasileiras!!!
Então, você está pronto para a “Volta do Brasil” do turismo industrial?

Quais são as vantagens para uma empresa de abrir as portas ao público?

Para a empresa, a visita representa um novo vetor de imagem de mídia que permite tocar
o público (mas também os parceiros) ao vivo e in situ para se comunicar sobre:

  • A história da empresa, através de uma “narrativa” que ilustra tanto a criação da empresa, seus desafios (o mercado) e sua capacidade de se adaptar e até mesmo antecipar (Inovação)
  • Seu “know-how” em dar para ver e experimentar seus processos de fabricação, a suas habilidades (equipes) e suas vantagens competitivas (por exemplo, “made in Brasil”)
  • Sua marca e seus produtos (estratégia de imagem e fidelidade)
  • Sua responsabilidade social e ambiental: segurança, rastreabilidade de produtos, gestão do impacto, condições de trabalho, integração no ecossistema territorial, …

Para um empresário, a abertura de seu estabelecimento ao público não pode ser improvisada. Além disso, é razoável testar sua visita no contexto de “Programa de Portas Abertas” ou “Semana da Indústria” organizada pelos sindicatos profissionais. Geralmente, os organizadores transmitiram nesta ocasião instruções e conselhos para projetar um passeio interessante e seguro.

Objetivos

  • Valorizar a atratividade e o “savoir-faire” da empresa e do setor no qual ela atua.
  • Aproximar o cliente das empresas.
  • Permitir que o cliente conheça a rotina operacional de uma empresa.
  • Mostrar como uma empresa realiza o gerenciamento de seus processos, contribuindo de maneira positiva para o seu relacionamento com todos os públicos de interesse: clientes, fornecedores, comunidade interna e externa.
  • Fazer parte da estratégia de Responsabilidade Social da Empresa.

Benefícios para as empresas

  • Construir uma relação de confiança com o publico
  • Fidelizar o cliente e melhorar a sua imagem de marca (notoriedade)
  • Melhorar suas vendas e ser reconhecido com um ator de desenvolvimento local
  • Valorizar o trabalho dos colaboradores e o “savoir-faire” da empresa
  • Contribuir na evolução e na qualificação do processo operacional da empresa
  • Estreitar seu relacionamento com os seus clientes através uma estratégia de comunicação diferenciada.

Benefícios para o publico

  • Permitir que o cliente conheça o outro lado das “marcas”
  • Quebrar as barreiras que podem existir entre a sociedade e o mundo das fabricas.
  • Provocar vocações através o caráter educacional das visitas de empresa.
  • Descobrir o lugar de trabalho de um parente ou amigo.
  • Identificar oportunidades de trabalho ou validar um projeto profissional.
  • Expor suas opiniões, sugestões e críticas de uma forma nova e aberta.

© Copyright 2020 → Portal do Turismo Industrial no Brasil → Por: Coneki - Soluções Digitais | Criação de Sites