ELETRONUCLEAR

Contato

(24) 3362-9063 ou (24) 3362-9770

Endereço

Rod. Procurador Haroldo Fernandes Duarte, Angra dos Reis - RJ, Brasil
Horário da Visita Livre:
Horário da Visita Guiada:
Informações de Reserva:
Tarifa para Crianças:
Tarifa para Adultos:
Informações de Reserva:
Número Mínimo de Pessoas:
Número Máximo de Pessoas:
Tarifa para Grupos:
Tarifa para Escolas:
  • Duração da Visita:
  • Visita Livre
  • Visita Guiada

INFORMAÇÕES DIVERSAS

  • Degustação de Produtos
  • Loja do Fabricante
  • Cartão de Débito/Crédito
  • Cheque
  • Dinheiro
  • Criptomoeda

Descrição

Bem-vindos ao ELECTRONUCLEAR!

A Eletrobras Eletronuclear foi criada em 1997 com a finalidade de operar e construir usinas termonucleares no Brasil. Subsidiária da Eletrobras, é uma empresa de economia mista e responde pela geração de aproximadamente 3% da energia elétrica consumida no Brasil.

Pelo sistema elétrico interligado, essa energia chega aos principais centros consumidores do país e corresponde, por exemplo, a mais de 30% da eletricidade consumida no Estado do Rio de Janeiro, proporção que se ampliará consideravelmente quando Angra 3, terceira usina da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA estiver concluída.

A Central, situada no município de Angra dos Reis, foi assim denominada em justa homenagem ao pesquisador pioneiro da tecnologia nuclear no Brasil e principal articulador de uma política nacional para o setor. Embora a construção da primeira usina tenha sido sua inspiração, o Almirante, nascido em 1889, não chegou a ver Angra 1 gerando energia, pois faleceu em 1976. Mas sua obra persiste na competência e capacitação dos técnicos que fazem o Brasil ter hoje usinas nucleares classificadas entre as mais eficientes do planeta.

Atualmente estão em operação as usinas Angra 1, com capacidade para geração de 640 megawatts elétricos, e Angra 2, de 1350 megawatts elétricos. Angra 3, que será praticamente uma réplica de Angra 2 (incorporando os avanços tecnológicos ocorridos desde a construção desta usina), está prevista para gerar 1405 megawatts elétricos.

O Centro de Informação de Itaorna situa-se no quilômetro 522 da Rodovia Rio-Santos, local de onde se pode avistar todo o complexo que compõe a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA. Hoje, o Centro está fechado para obras de modernização e de renovação do seu conteúdo expositivo. O espaço voltará a funcionar no final do ano em seu horário habitual (de segunda a sexta, nos horários das 8h às 11h30min e das 13h45min às 16h30min; e nos sábados, domingos e feriados, das 8h30min às 15h). Durante este período continuaremos a receber normalmente as visitas agendadas.

Uma exposição permanente, filmes e folhetos educativos explicam como é gerada a energia elétrica a partir de reatores nucleares e os cuidados que a Eletrobras Eletronuclear tem com o meio ambiente e com as comunidades vizinhas.

Por ano, mais de vinte mil visitantes conhecem este verdadeiro museu da energia nuclear no Brasil.

Visitas guiadas podem ser agendadas pelos telefones (24) 3362-9063 / (24) 3362-9770 e pelo fax (24) 3362-1060 ou ainda
pelo e-mail [email protected]

Características

Localização

© Copyright 2022 → Portal do Turismo Industrial no Brasil → Por: Coneki - Soluções Digitais | Criação de Sites