FAROL SANTANDER

Contato

(11) 4003-1212

Informações

FarolSantander/
FarolSantander/

Endereço

R. João Brícola, 24 - Centro, São Paulo - SP, 01014-010, Brasil
Horário da Visita Livre:
Horário da Visita Guiada: O horário de visitação é de terça a sábado das 09h às 18h, podendo permanecer no prédio até as 20h e, aos domingos das 09h às 17h, podendo permanecer até as 19h.
Informações de Reserva:
Tarifa para Crianças:
Tarifa para Adultos:
Informações de Reserva:
Número Mínimo de Pessoas:
Número Máximo de Pessoas:
Tarifa para Grupos:
Tarifa para Escolas:
  • Duração da Visita: O tempo médio de duração da visita ao Farol Santander é de 1h30.
  • Visita Livre
  • Visita Guiada

INFORMAÇÕES DIVERSAS

  • Degustação de Produtos
  • Loja do Fabricante
  • Cartão de Débito/Crédito
  • Cheque
  • Dinheiro
  • Criptomoeda

Descrição

Bem-vindos à FAROL SANTANDER!

A história do maior símbolo da cidade de São Paulo

edifício Altino Arantes (que foi mais conhecido como edifício Banespa ou “Banespão“) é um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista, sendo o 3º mais alto da cidade e o 5º do Brasil.

Construído a partir de 1939, pelo interventor federal Ademar Pereira de Barros para sediar o Banco do Estado de São Paulo (Banespa), e inaugurado em 1947 também por Ademar de Barros quando este era governador de São Paulo, foi durante mais de uma década, o mais alto da cidade, até ser superado pelo Mirante do Vale, em 1960.

Seu projeto inicial foi alterado para fazê-lo à semelhança do Empire State Building, em Nova Iorque (EUA). Logo após a inauguração, na década de 1940, chegou a ser considerado a maior estrutura em concreto armado do mundo.

Nos anos 70, o edifício ganhou sua tão famosa cinta de alumínio em volta da torre, onde foi alocado o logotipo do Banco Banespa. Foi também nessa época que ganhou a bandeira do estado de São Paulo no topo, sendo trocada frequentemente devido aos fortes ventos que assolam o topo do edifício.

No prédio funcionava também o Museu Banespa, inaugurado em 1965 e reunia a história do banco desde sua inauguração em 1909 como Banco de Crédito Hipotecário e Agrícola do Estado de São Paulo até os dias atuais, perto de completar 110 anos.

O museu possuía 993 objetos e mobiliários, 1.003 obras, 98 fotografias assinadas, 66 tapetes orientais e nacionais entre outros itens (e que esperamos que ainda esteja no novo “Farol Santander”, a ser reinaugurado em 25 de janeiro de 2018)

Os ingressos para o Farol Santander podem ser comprados na bilheteria do local ou pelo site e dá acesso aos andares visitáveis.

Para evitar filas, aconselhamos a comprar suas entradas pela internet (até 8 ingressos).

E o novo “Farol Santander”

O prédio do Banespa foi privatizado em 2000 pelo Santander. Em 2011, foi tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo, a resolução do Condephaat (órgão do patrimônio histórico) preserva integralmente fachada e terraço do Altino Arantes, além de cinco pisos do empreendimento.

Como citado anteriormente, o novo “Farol Santander” será reinaugurado e reaberto novamente para visitação no dia 25 de janeiro de 2018, nas comemorações dos 464 anos da cidade de São Paulo, ou seja, um presente para todos nós.

VISITA COMPLETA

Você poderá visitar o Espaço Memória (2º, 3º e 5º andar), Vista 360º do 4 (4º andar), as exposições (19º, 20º, 22º e 23º andar) e o Mirante do 26 (26º andar). Esta visita não inclui a utilização da Pista do 21 (21º andar) e a Arena do 8.
Todos os meses (até 2015, pelo menos), cerca de 5 mil pessoas subiam ao local. Mas esse número poderia ser maior, se não fosse a pequena estrutura (elevadores, guichês, funcionários, etc.) que acabava gerando filas. E para chegar ao topo do prédio, era preciso pegar dois elevadores diferentes e subir mais alguns lances de escadas. A visita durava cerca de uma hora.
A visita ao Hall de entrada é gratuita.
O tempo médio de duração da visita ao Farol Santander é de 1h30.

O horário de funcionamento da bilheteria é de terça a sábado, das 9h às 20h e domingo das 9h às 19h.

O horário de visitação é de terça a sábado das 09h às 18h, podendo permanecer no prédio até as 20h e, aos domingos das 09h às 17h, podendo permanecer até as 19h.

PARA VISITAÇÃO EM GRUPOS

Caso você queira visitar o Farol Santander em grupos acima de 8 pessoas, é necessário fazer um agendamento prévio pelo telefone (11) 4003-1212, das 11h às 18h, ou por e-mail [email protected].

Características

Localização

© Copyright 2022 → Portal do Turismo Industrial no Brasil → Por: Coneki - Soluções Digitais | Criação de Sites