ITAIPU

Contato

(45) 3576-7000
info@turismoitaipu.com.br

Informações

turismoitaipu/
turismoitaipu/

Endereço

Av. Tancredo Neves, 6702 - Jardim Itaipu, Foz do Iguaçu - PR, 85856-970, Brasil
Horário da Visita Livre:
Horário da Visita Guiada:
Informações de Reserva:
Tarifa para Crianças:
Tarifa para Adultos:
Informações de Reserva:
Número Mínimo de Pessoas:
Número Máximo de Pessoas:
Tarifa para Grupos:
Tarifa para Escolas:
  • Duração da Visita:
  • Visita Livre
  • Visita Guiada

INFORMAÇÕES DIVERSAS

  • Degustação de Produtos
  • Loja do Fabricante
  • Cartão de Débito/Crédito
  • Cheque
  • Dinheiro
  • Criptomoeda

Descrição

Bem-vindos à ITAIPU!

Em acordo entre o Brasil e Paraguai, em 1973, os dois países assumiram a missão de mudar o curso do Rio Paraná para produzir energias. Estavam, na verdade, mudando o curso da história de duas nações, trazendo desenvolvimento, tecnologia e inovação.

Dez anos depois, iniciou-se a operação das turbinas que, desde então, já geraram 2,4 bilhões de megawatts-hora de energia (até novembro de 2016). Para se ter uma ideia, se essa energia pudesse ser acumulada, seria suficiente para abastecer o mundo inteiro por 40 dias, duas horas e 45 minutos.

Toda essa energia produzida garante à Itaipu Binacional o título de maior usina de hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável. Embora a usina de Três Gargantas, da China, seja maior em infraestrutura, com capacidade instalada de geração de 22,5 mil MW de energia enquanto Itaipu tem capacidade de 14 mil MW, a Binacional segue batendo recordes.

Apenas em 2014 a chinesa superou a produção da hidrelétrica brasileira-paraguaia. Em 2015, Itaipu retomou a liderança e, em 2016, tudo indica que deve continuar à frente. A usina vive atualmente sua melhor fase produtiva.

A primeira visita oficial da usina foi em 15 de abril de 1976. A obra ainda não estava concluída quando foram recepcionados 27 integrantes do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. Desde então, mais de 20 milhões de turistas de todo o mundo já passaram por Itaipu e tiveram a oportunidade de deslumbrar-se com a grandiosidade da hidrelétrica e conhecer os demais atrativos do complexo.

Conheça a grandiosidade da maior geradora de energia do planeta

A grandiosidade de uma usina construída entre dois países, se revelada em números, surpreende: a barragem de Itaipu tem 7.919 metros de extensão e 196 de metros de altura máxima. Mas, quando vista de perto e de vários ângulos em uma volta pela Visita Panorâmica, impressiona ainda mais e garante uma experiência única e marcante.

Além da visão privilegiada do vertedouro ao topo da barragem, o trajeto ainda permite o contato com a natureza e belas paisagens dentro do Complexo Turístico Itaipu.

Itaipu em detalhes: um passeio inesquecível pelo interior da usina

Um percurso no coração da usina que remonta à história, ao mesmo tempo em que surpreende pela modernidade de grandiosos equipamentos tecnológicos e evidencia a interligação entre os dois países responsáveis pela produção de energia.

Os ruídos e a vibração incessante tornam o passeio inigualável e expressam a realidade da geração ininterrupta. Entrar em uma das próximas catedrais de concreto e observar a atividade do rotor de uma das unidades geradoras – somente ele pesa 1 milhão e 700 mil quilos, equivalente ao peso de mil carros de grande porte -, é se sentir na terra de gigantes.

O circuito ainda permite observar o complexo trabalho na sala de comando central, onde brasileiros e paraguaios dividem a tarefa separados apenas por uma fronteira simbólica.

Ingressos no link: https://ingressos.turismoitaipu.com.br/

Características

Localização

© Copyright 2020 → Portal do Turismo Industrial no Brasil → Por: Coneki - Soluções Digitais | Criação de Sites