Quais são as vantagens para uma empresa de abrir as portas ao público?
Para a empresa, a visita representa um novo vetor de imagem de mídia que permite tocar o público (mas também os parceiros) “in loco” para se comunicar sobre:
- A história da empresa, através de uma “narrativa” que ilustra tanto a criação da empresa, seus desafios (o mercado) e sua capacidade de se adaptar e até mesmo antecipar (Inovação).
- Seu “know-how” em dar para ver e experimentar seus processos de fabricação, a suas habilidades (equipes) e suas vantagens competitivas (por exemplo, “made in Brasil”).
- Sua marca e seus produtos (estratégia de imagem e fidelidade).
- Sua responsabilidade social e ambiental: segurança, rastreabilidade de produtos, gestão do impacto, condições de trabalho, integração no ecossistema territorial, …
Para o empresário, a abertura de seu estabelecimento ao público deve ser planejada. Além disso, é razoável testar sua visita no contexto de “Programa de Portas Abertas” ou “Semana da Indústria” organizada pelos sindicatos profissionais. Geralmente, os organizadores transmitiram nesta ocasião instruções e conselhos para projetar um passeio interessante e seguro.
Objetivos
- Valorizar a atratividade e o “savoir-faire” da empresa e do setor no qual ela atua.
- Aproximar o cliente das empresas.
- Permitir que o cliente conheça a rotina operacional de uma empresa.
- Mostrar como uma empresa realiza o gerenciamento de seus processos, contribuindo de maneira positiva para o seu relacionamento com todos os públicos de interesse: clientes, fornecedores, comunidade interna e externa.
- Fazer parte da estratégia de Responsabilidade Social da Empresa.
Benefícios para as empresas
- Construir uma relação de confiança com o público.
- Fidelizar o cliente e melhorar a sua imagem de marca (notoriedade).
- Melhorar suas vendas e ser reconhecido com um ator de desenvolvimento local.
- Valorizar o trabalho dos colaboradores e o “savoir-faire” da empresa.
- Contribuir na evolução e na qualificação do processo operacional da empresa.
- Estreitar seu relacionamento com os seus clientes através uma estratégia de comunicação diferenciada.
Benefícios para o público
- Permitir que o cliente conheça o outro lado das “marcas”.
- Quebrar as barreiras que podem existir entre a sociedade e o mundo das fábricas.
- Provocar vocações através o caráter educacional das visitas de empresa.
- Descobrir o lugar de trabalho de um parente ou amigo.
- Identificar oportunidades de trabalho ou validar um projeto profissional.
- Expor suas opiniões, sugestões e críticas de uma forma nova e aberta.